terça-feira, 31 de maio de 2011

0

Geoprocessamento no Dia-a-Dia

  • terça-feira, 31 de maio de 2011
  • Share
  • O desenvolvimento de novas tecnologias trouxe consigo uma nova era das redes digitais. Uma era informatizada onde tudo e qualquer informação pode ser coletada e gerada a partir de fontes e tratos digitais, respectivamente. Tomando como base essa premissa o geoprocessamento entra no contexto que, também denominamos, de geotecnologias, onde se estabelecem formas de tratamento, análise e exposição de informações que tenham referência geográfica no espaço.


    Atualmente, em detrimento da massificação do seu uso, o geoprocessamento tem estado cada vez mais presente, em nosso dia-a-dia,  porém a forma como ele se apresenta não nos remete a essa palavra.
    O Google foi e é um dos grandes responsáveis por essa massificação. Aí você pergunta: Como assim o Google?
    Quando você está no google maps, procurando a casa de um amigo, ou usando as ferramentas de "como chegar" seja de carro, por transporte público ou a pé, você está utilizando ferramentas de geoprocessamento.
    É a partir dessa nova era digital que começamos a utilizar e entender o funcionamento desse conjunto de técnicas que nos auxilia em inúmeras soluções sejam elas direcionadas ao planejamento, análises espaciais, representações cartográficas ou simplesmente a nos localizar no espaço.


    Trajeto da Urca até o Leblon no Rio de Janeiro Utilizando o GoogleMaps.

    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.

    0 Responses to “Geoprocessamento no Dia-a-Dia”

    Postar um comentário

    Comentários