terça-feira, 13 de dezembro de 2011

0

Vulnerabilidade Natural

  • terça-feira, 13 de dezembro de 2011
  • Share
  • Os inúmeros problemas decorrentes do período de chuvas que está por vir como, por exemplo, enchentes e deslizamentos de terra têm estado em evidência nos últimos dias. Muitos deles são desencadeados por fatores relacionados a maus planejamentos e desconhecimento das áreas vulneráveis.

    O mapeamento da vulnerabilidade natural ou erosiva, se dá por alguns procedimentos que partem da análise integrada de elementos que tenham relação com o solo como os aspectos geológicos, climáticos, cobertura de solos, etc. O Sistema de Informações Geográficas (SIG) entra como a técnica que nos permite tratar e processar essas informações.


    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.


    Primeiramente devemos responder à seguinte pergunta: 
    O que influencia a vulnerabilidade natural do solo? 
    A partir disso coletamos as informações. Para exemplificar utilizaremos Geologia, Solos, Precipitação, Declividade e Cobertura Vegetal (NDVI).

    Feito isso é preciso definir as classes para essas informações e atribuir valores de estabilidade/vulnerabilidade para cada uma delas. Para isso aplica-se uma metodologia. Por exemplo, podemos definir valores de 1 a 3 sendo, 1 para mais estável e 3 para mais vulnerável. Aplicando à 5 classes de declividade de uma região hipotética teríamos o seguinte:
    Valores de estabilidade/vulnerabilidade para classes de declividade
    Após realizados esses procedimentos para cada uma das informações é preciso fazer a reclassificação, isto é, atribuir os valores de estabilidade/vulnerabilidade a cada classe dentro do software.

    Por fim é feito o somatório dos mapas gerados com os elementos reclassificados, seja por simples soma ou com atribuição de pesos a cada elemento (por exemplo: declividade com maior peso que precipitação), e a geração do mapa temático de Vulnerabilidade Natural.

    Exemplo do Mapa de Vulnerabilidade Natural da Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG:


    Clicando aqui você terá acesso ao tutorial de elaboração do Mapa de Vulnerabilidade Natural com ArcGIS 10.

    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.





    0 Responses to “Vulnerabilidade Natural”

    Postar um comentário

    Comentários