quarta-feira, 13 de setembro de 2017

13 de Setembro: Dia do Agrônomo

  • quarta-feira, 13 de setembro de 2017
  • Share


  • Comemora-se hoje o Dia do Agrônomo!

    A profissão de agrônomo é bem ampla e pode envolver diversos campos de atuação, todos ligados a agricultura, agronomia e agropecuária. Portanto podem atuar em atividades relacionais a preparação de solo para plantações, preparação para criação de gado, técnicas para eliminação de pragas, atividades ligadas ao meio ambiente, no agronegócio entre outras.


    A área de atuação do egresso do Curso Superior de Agronomia é bastante ampla, indo desde atividades internas das unidades de produção até as atividades do meio urbano, incorporando áreas genéricas e específicas do conhecimento, incluindo esferas do ensino, pesquisa e extensão, supervisão, coordenação e orientação técnica.



    - Estudo, planejamento, projeto e especificação;

    - Estudo de viabilidade técnico-econômica;
    - Assistência, assessoria e consultoria;
    - Direção de obra e serviço;
    - Vistoria, perícia, arbitramento, laudo e parecer técnico;
    - Desempenho de cargo e função técnica;
    - Ensino, pesquisa, extensão, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
    - Elaboração de orçamento;
    - Padronização, mensuração e controle de qualidade;
    - Execução de obra e serviço técnico;
    - Fiscalização de obra e serviço técnico;
    - Produção técnica e especializada;
    - Condução de trabalho técnico;
    - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
    - Execução de instalação, montagem e reparo;
    - Operação e manutenção de equipamento e instalação;
    - Execução de desenho técnico.


    O desempenho destas atividades refere-se a:

    Engenharia rural, construções para fins rurais e suas instalações complementares; irrigação e drenagem para fins agrícolas; fitotecnia, melhoramento vegetal, ecologia e agrometeorologia; zootecnia, melhoramento animal, agrostologia; recursos naturais renováveis e não renováveis; gestão e legislação ambiental; defesa fitossanitária; química agrícola; tecnologia de armazenamento, transformação, beneficiamento e conservação de alimentos e produtos de origem animal e vegetal (amido, açúcar, óleos, laticínios, vinhos e destilados); zimotecnia agropecuária; bromatologia, rações e nutrição animal; pedologia/ edafologia, manejo e conservação, fertilizantes, corretivos e condicionantes do solo; sistemas de culturas e de utilização de solo; microbiologia agrícola; biometria; parques e jardins; moto-mecanização agrícola; implementos agrícolas; crédito, economia e administração rural; sociologia e desenvolvimento rural; assistência técnica e extensão rural; políticas públicas para a agricultura e meio rural; legislação agrária e profissional.


    Diferença entre agronomia e agropecuária:


    Enquanto a agronomia trabalha mais voltada ao plantio e ao estudo das técnicas para preparação de solo para o plantio, que pode ser de frutas, verduras e outros tipos de plantação, dentro da agricultura, a agropecuária envolve a preparação da terra para a criação de animais, como o gado.

    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.



    Comentários