sábado, 9 de setembro de 2017

Empreendedores inovam em mapeamento do solo para obras de infraestrutura

  • sábado, 9 de setembro de 2017
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  • Tecnologia permite apresentar informações de levantamento de forma similar ao Google Maps, com mapa interativo disponível online


    Reprodução de tela da Suporte Sondagens: dados de mapeamento do solo apresentados em mapa interativo. Foto: Divulgação


    Entregar o relatório de mapeamento do solo, pré-requisito para grandes obras de infraestrutura, de um jeito que o cliente não precise guardar um papel ou arquivo. Dessa forma atua a Suporte Sondagens, que apresenta aos seus clientes o resultado de cada estudo no mesmo formato do Google Maps - ou seja, um mapa interativo ao qual a empresa tem acesso online.


    "Essa informação demorava muito ou até se perdia", diz Maurício Malanconi, fundador da plataforma, referindo-se aos dados apresentados nos relatórios convencionais de mapeamento do solo. Esse tipo de estudo é requisitado por construtoras, concessionárias e outras empresas que trabalham com grandes obras e precisam analisar o solo para ter dados sobre a resistência do terreno, inclusive identiticar se a área tem lençóis freáticos e, em caso positivo, a localização exata de cada um.

    O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni, aponta a importância de uma boa análise do solo. "A qualidade dessa sondagem é importante porque, se ela for mal feita, pode induzir o projetista a uma informação errada", diz.

    Malanconi trabalhava como projetista em uma empresa quando decidiu montar seu negócio. Assim como seus concorrentes, ele entregava a análise do solo em papel ou por e-mail. Ao notar que os clientes perdiam o relatório e, às vezes, tinham que contratar novamente seus serviços, chamou o sócio e passaram a desenvolver uma ferramenta que poupasse o retrabalho.

    Modo de pesquisar

    Quando um interessado procura a Suporte Sondagens, uma equipe própria da empresa vai até o local e realiza perfurações nas áreas sobre as quais o cliente quer ter maiores informações. Essa operação pode demorar até meses, dependendo de quantos quilômetros deverão ser analisados.

    Depois disso, a empresa disponibiliza essas informações numa página parecida com as do Google Maps. Os dados são detalhados a cada metro ou perfuração que a empresa realizou ao longo do trajeto. Em cada um desses buracos há as opções para ver o nome do furo, quando foi feito e qual a profundidade. Ao clicar na opção "ver boletim", aparece: qual tipo de solo existe a cada metro no local e qual resistência de cada um.

    Apesar da semelhança visual com o Google Maps, há duas diferenças fundamentais. A Suporte Sondagens não tem uma base territorial completa - ou seja, ela só faz a análise do solo de uma determinada área quando uma empresa contrata o serviço referente áquele local. Além disso, a informação é restrita aos usuários, que recebem um login e senha para visualizar dados só da área para a qual a empresa contratou o serviço.

    A facilidade de acessar essas informações de forma online e sem precisar guardar um documento é considerada uma inovação nesse meio. "Toda utilização de tecnologia acaba facilitando e deixa o processo mais simples", afirma Luiz Fernando Moura, diretor da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

    A Suporte Sondagens já realizou mais de 150 projetos. Cerca de 10% deles seguem ativos e já utilizam o novo modelo semelhante ao 'Google Maps' do solo, disponível desde março de 2016. A maior parte dos clientes é formada por concessionárias de aeroportos, portos, ferrovias e rodovias, entre elas as do aeroporto de Guarulhos e a Ecorodovias.

    Por conta dessa inovação, a empresa espera crescer 30%, alcançando um faturamento anual de R$ 4,5 milhões.

    FONTE: DCI

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