quarta-feira, 20 de junho de 2012

2

Criando Cartograma de Área no ArcGIS

  • quarta-feira, 20 de junho de 2012
  • Share
  • O Cartograma de área, ou mapa anamórfico como também é conhecido, nos permite exibir informações quantitativas com a relação valor x área. Esse tipo de exibição cartográfica não tem por objetivo manter a equidistância, tampouco a precisão geométrica dos elementos espaciais, mas a visualização intuitiva de uma determinada informação.

    Nesse exemplo utilizaremos a população dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte no ano de 2007 e o software ArcGIS 10.
    Podemos visualizar o dado em um mapa coroplético como o visto abaixo:

    Para criar um cartograma de área é necessário baixar e instalar um script da ESRI: Cartogram Geoprocessing Tool Version 2 (o arquivo vem com bases para serem trabalhadas como exemplo). Baixe, descompacte o arquivo e instale (preferencialmente em C:\ArcScripts). Após realizado esse procedimento, vá até o ArcGIS e siga as etapas abaixo:














    1. Clique no ícone da janela do ArcToolbox (1) » Botão direito em ArcToolbox » Add Toolbox (2) » Vá até a pasta de instalação do arquivo e abra o Cartogram.tbx (3):


    2. Expanda a caixa Cartogram » Dê duplo clique em Create a cartogram (Gastner-Newman Method):


    3. Em Original Polygon Features selecione o shapefile original do seu arquivo » Em Value Field of the Original Features selecione o campo que será utilizado para criar o cartograma » Em Output Cartogram Features selecione uma geodatabase para salvar o arquivo. Caso não tenha uma mantenha a Default.gdb do ArcGIS » OK, e aguarde o processo.

    O campo Factor to smooth original density serve para suavizar as formas do cartograma (nesse exemplo foi utilizado fator 30). 
    Caso queira, também é possível copiar a tabela de atributos do arquivo original para seu cartograma marcando a caixa no fim da janela, além de transformar outras feições como uma imagem de fundo, por exemplo, em Additional Features/Rasters to Transform.

    Feito isso seu cartograma será gerado e você poderá trabalhar em cima dele.




























    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.

    DICAS AO UTILIZAR ESTE SCRIPT:

    1. Os cartogramas somente são gerados a partir de valores numéricos positivos. Caso tenha dados negativos na tabela você poderá fazer uma seleção excluindo-os do arquivo, ou utilizando uma definition query nas propriedades do shapefile (duplo clique no shapefile » Definition Query » Query Builder) selecionando, por exemplo, valores maiores ou iguais a zero (ex.: "Pop_2007" >=0).

    2. Os arquivos finais devem ser salvos em uma geodatabase mesmo que o arquivo de entrada seja um shapefile.

    3.Feições que podem ser adicionadas, para também serem tranformadas, devem possuir a mesma referência espacial (spatial reference) do arquivo fonte do cartograma e os resultados de suas transformações serão salvos na mesma geodatabase do cartograma.

    4. As feições adicionais que foram transformadas são adicionadas manualmente à área de trabalho.


    Este artigo é uma livre tradução do site GIS Lounge: http://gislounge.com/how-to-make-area-cartogram-maps-in-arcgis/ 

    2 Responses to “Criando Cartograma de Área no ArcGIS”

    Anônimo disse...
    21 de junho de 2012 às 10:47

    Como vai parceiro? Bom tê-lo de volta por aqui.

    Um abraço.


    Vítor disse...
    21 de junho de 2012 às 12:30

    Tudo bem José e você? Obrigado. Abraço.


    Postar um comentário

    Comentários