segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

0

Datum SIRGAS2000, agora é pra valer!

  • segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
  • Share


  • Chegou o momento de uma importante mudança na cartografia nacional. A partir de 25/02/2015 deverá ser utilizado, EXCLUSIVAMENTE, o novo datum oficial do Brasil o SIRGAS2000. 

    Foi assinada em 25/02/2005 a Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 que estabelece o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000), como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

    Nessa resolução também ficou definido em 10 anos o período de transição dos antigos sistemas de referência, SAD 69 e Córrego Alegre, para o SIRGAS2000.

    Diferença entre o, amplamente utilizado, SAD 69 e o SIRGAS2000.
     Segue um trecho da Nota Técnica do IBGE sobre a adoção do novo sistema:

    "Para o desenvolvimento das atividades geodésicas, é necessário o estabelecimento de um sistema geodésico que sirva de referência ao posicionamento no território nacional. Este sistema de referência é definido a partir da adoção de uma figura geométrica representativa da superfície terrestre, posicionada no espaço, o que permite a localização única de cada ponto da superfície em função de suas coordenadas tridimensionais. A materialização deste sistema se dá através da implantação de estações geodésicas distribuídas adequadamente pelo país, constituindo uma infraestrutura de referência a partir da qual os novos posicionamentos são efetuados.

    A definição do sistema geodésico de referência acompanha, em cada fase da história, o estado da arte dos métodos e técnicas então disponíveis. Com o advento dos sistemas globais de navegação por satélites (GNSS – Global Navigation Satellite Systems), tornou-se mandatória a adoção de um novo sistema de referência, geocêntrico, compatível com a precisão dos métodos de posicionamento correspondentes e também com os sistemas adotados no restante do globo terrestre. Esta demanda foi atendida no Brasil em 25 de fevereiro de 2005 com o estabelecimento do Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS), em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000), como novo sistema de referência geodésico para o SGB e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN)."
    Confira textos e documentos do IBGE nos links abaixo:

    Mudança no Referencial Geodésico
    Estabelecido em 25 de fevereiro de 2015 o término do período de transição para o SIRGAS2000
    Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005
    Nota Técnica - Término do Período de Transição


    Algumas importantes perguntas e respostas (Todas neste link):

    Para quem a adoção do sistema único é obrigatória?
    Para qualquer um que necessite receber ou fornecer informações espaciais em escalas relevantes de e para o governo e de e para as instituições produtoras de cartografia no Brasil Resumindo, para todos os que fazem uso ou produzem informações geográficas.
    O que ocorre com quem continua trabalhando com os sistemas geodésicos antigos?
    Não poderá, por exemplo, requisitar uma revisão de limites numa propriedade, fazer qualquer tipo de questionamento legal utilizando o sistema antigo, nem fornecer/receber dados das concessionárias de serviços públicos para recebimento ou prestação de serviços.
    Na prática, quais são as vantagens da adoção do SIRGAS2000 em relação aos demais sistemas de referência utilizados anteriormente?
    Adotando-se o referencial geocêntrico, é possível fazer uso direto da tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite Systems, ou Sistemas Globais de Navegação por Satélites), importante ferramenta para a atualização de mapas, nas obras e atividades de infraestrutura no país, controle de frota de empresas transportadoras, navegação aérea, marítima e terrestre em tempo real. O SIRGAS2000 permite o alcance de uma maior precisão no mapeamento do território brasileiro e, consequentemente, no seu ordenamento, bem como na demarcação de suas fronteiras. Além disso, a adoção desse sistema na América Latina tem contribuído para o fim de uma série de problemas de discrepância entre as coordenadas obtidas com o uso dos sistemas GNSS (especialmente GPS e GLONASS nos dias de hoje) e aquelas extraídas dos mapas utilizados anteriormente no continente.
    Quando eu altero o sistema geodésico de referência o que acontece?
    As coordenadas que representam a posição dos objetos sofrem alterações correspondentes. Por exemplo, se os sistemas envolvidos forem o SAD 69 e o SIRGAS2000, estas alterações são, em média, da ordem de 65 m.


    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.




    0 Responses to “Datum SIRGAS2000, agora é pra valer!”

    Postar um comentário

    Comentários