sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

As veias do Brasil: arco-íris das bacias hidrográficas da ANA

  • sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
  • Share


  • O impressionante mapa colorido como o arco-íris mostra o padrão de rede dos caminhos feitos por cada corpo hídrico brasileiro, registrados em todos os 27 Estados utilizando bases públicas de dados.

    O maior conjunto identificado em azul é a Bacia do Rio Amazonas, assim como você pode ver todas as outras cores as 08 bacias que compõe a hidrografia brasileira a partir das quais a Agência Nacional de Águas (ANA) entende a gestão e regulação dos recursos hídricos no Brasil, criando as bases para leis e demais regulações pertinente à todos.

    Este mapa foi elaborado pelo Bruno Pinheiro, pesquisador de Gestão em Políticas Públicas na USP e autodenominado anticorpo de Gaia que adora realizar mapeamentos sob novas perspectivas. O trabalho que gerou a iniciativa foi publicado no Imgur pela geógrafa Fejetlenfej,  era um mapa das bacias hidrográficas norte-americanas que indica ordens de fluxo mais altas indicadas pelas linhas mais espessas.


    (Créditos: Bruno Pinheiro)

    Para produzir este tipo de imagens o pesquisador utiliza como recurso o software open-source QGIS e a base de dados utilizada é a disponibilizada pelo site HidroWeb da ANA no formato shapefile (.shp), especificamente os shapes Hidrografia 1:1.000.000 (2010) do catálogo disponível. Você também pode identificar nestas maravilhas da natureza viva a sua bacia hidrográfica, lembrando que são formadas complexos entrelaçamentos de rios, córregos e afluentes.

    Vale também inserir na imaginação das cores as nascentes, olhos d´águas, espelhos e todas as outras formas não registradas da água, todas compondo o grande sistema Pachamama!


    Veja mais em: Águas

    Você também pode cadastrar-se via Facebook, aqui embaixo. Só precisa autorizar o aplicativo KlickMail. Suas informações estarão seguras conosco.

    Comentários