terça-feira, 30 de maio de 2017

30 de Maio: Dia do Geólogo

  • terça-feira, 30 de maio de 2017
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  • Hoje é o dia do Geólogo!

    Porém, quem são os Geólogos? São as pessoas formadas em Geologia. Elas estudam a crosta terrestre, a matéria que a compõe, sua estrutura e textura, sua formação e as alterações que ocorreram desde sua origem. Comemora-se o dia desses profissionais no dia 30 de Maio.

    A Geologia possui diversas disciplinas de estudo como, por exemplo:

    - Paleontologia: é a parte da geologia que estuda os fósseis, compostos por restos de animais e plantas petrificados;

    - Geofísica: parte da geologia que investiga os fenômenos físicos que afetam a Terra, tais como: gravidade, magnetismo, sismicidade, fenômenos elétricos etc;

    - Geoquímica: parte da geofísica que estuda o modo como agem os elementos químicos na Terra, incluindo a crosta terrestre, a biosfera, a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera;

    - Geomorfologia: ramo da geologia física que estuda as formas do relevo terrestre atuais e investiga a sua origem e evolução;

    - Sedimentologia: ramo da geologia que trata da descrição, classificação, origem e interpretação de sedimentos.

    A geologia também é muito importante para o estudo dos abalos sísmicos (terremotos), possibilitando identificar áreas de risco e intensidade de terremotos.

    Nos quadros abaixo estão as atribuições do Engenheiro Geólogo e Geólogo, as quais podemos analisar no Art. 4º da Resolução nº 120, de 05 de Janeiro de 1959

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    Art. 4º - São da competência do Engenheiro Geólogo, ou Geólogo: 
    a) trabalhos topográficos;
    b) levantamentos geológicos e geofísicos;
    c) estudos de geologia econômica e pesquisas de riquezas minerais;
    d) trabalhos de prospecção e pesquisas para a cubação de jazidas e determinação de seu valor econômico;
    e) elaboração de relatórios de que trata o art. 16, item IX, do Código de Minas;
    f) assuntos legais, relacionados com a sua especialidade;
    g) perícias e arbitramento concernentes às matérias das alíneas anteriores.

    [...]

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