sábado, 9 de setembro de 2017
Empreendedores inovam em mapeamento do solo para obras de infraestrutura
Tecnologia permite apresentar informações de levantamento de forma similar ao Google Maps, com mapa interativo disponível online
Reprodução de tela da Suporte Sondagens: dados de mapeamento do solo apresentados em mapa interativo. Foto: Divulgação
Entregar o relatório de mapeamento do solo, pré-requisito para grandes obras de infraestrutura, de um jeito que o cliente não precise guardar um papel ou arquivo. Dessa forma atua a Suporte Sondagens, que apresenta aos seus clientes o resultado de cada estudo no mesmo formato do Google Maps - ou seja, um mapa interativo ao qual a empresa tem acesso online.
"Essa informação demorava muito ou até se perdia", diz Maurício Malanconi, fundador da plataforma, referindo-se aos dados apresentados nos relatórios convencionais de mapeamento do solo. Esse tipo de estudo é requisitado por construtoras, concessionárias e outras empresas que trabalham com grandes obras e precisam analisar o solo para ter dados sobre a resistência do terreno, inclusive identiticar se a área tem lençóis freáticos e, em caso positivo, a localização exata de cada um.
O vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni, aponta a importância de uma boa análise do solo. "A qualidade dessa sondagem é importante porque, se ela for mal feita, pode induzir o projetista a uma informação errada", diz.
Malanconi trabalhava como projetista em uma empresa quando decidiu montar seu negócio. Assim como seus concorrentes, ele entregava a análise do solo em papel ou por e-mail. Ao notar que os clientes perdiam o relatório e, às vezes, tinham que contratar novamente seus serviços, chamou o sócio e passaram a desenvolver uma ferramenta que poupasse o retrabalho.
Modo de pesquisar
Quando um interessado procura a Suporte Sondagens, uma equipe própria da empresa vai até o local e realiza perfurações nas áreas sobre as quais o cliente quer ter maiores informações. Essa operação pode demorar até meses, dependendo de quantos quilômetros deverão ser analisados.
Depois disso, a empresa disponibiliza essas informações numa página parecida com as do Google Maps. Os dados são detalhados a cada metro ou perfuração que a empresa realizou ao longo do trajeto. Em cada um desses buracos há as opções para ver o nome do furo, quando foi feito e qual a profundidade. Ao clicar na opção "ver boletim", aparece: qual tipo de solo existe a cada metro no local e qual resistência de cada um.
Apesar da semelhança visual com o Google Maps, há duas diferenças fundamentais. A Suporte Sondagens não tem uma base territorial completa - ou seja, ela só faz a análise do solo de uma determinada área quando uma empresa contrata o serviço referente áquele local. Além disso, a informação é restrita aos usuários, que recebem um login e senha para visualizar dados só da área para a qual a empresa contratou o serviço.
A facilidade de acessar essas informações de forma online e sem precisar guardar um documento é considerada uma inovação nesse meio. "Toda utilização de tecnologia acaba facilitando e deixa o processo mais simples", afirma Luiz Fernando Moura, diretor da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
A Suporte Sondagens já realizou mais de 150 projetos. Cerca de 10% deles seguem ativos e já utilizam o novo modelo semelhante ao 'Google Maps' do solo, disponível desde março de 2016. A maior parte dos clientes é formada por concessionárias de aeroportos, portos, ferrovias e rodovias, entre elas as do aeroporto de Guarulhos e a Ecorodovias.
Por conta dessa inovação, a empresa espera crescer 30%, alcançando um faturamento anual de R$ 4,5 milhões.
FONTE: DCI